Paz de Cristo. Grossos/RN,

_________Versículo para Meditar_________

O que fazer com nossos inimigos?



Por Marcos Bizerra

“Se for possível, quanto estiver em vós, tende PAZ com todos os homens.
Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira, porque está escrito: Minha é a vingança; eu recompensarei, diz o Senhor.
Portanto, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça.”
(Romanos 12:18-20)

Nesse texto, Paulo nos admoesta ter paz com TODAS AS PESSOAS, no que depender de nós. Não nos vingar a “nós mesmos” significa que, se temos alguma demanda contra alguém, não devemos buscar resolver por nossas próprias forças, nos vingando fazendo justiça com as próprias mãos. Devemos confiar nas autoridades constituídas, como forma de confiar na justiça, pois “É necessário que lhe estejais sujeitos, não somente por causa do temor da punição, mas também por dever de consciência” (Romanos 13.5).

Por fim, no último versículo, Paulo faz um contraponto ao costume de jogar cinzas sobre a cabeça como sinal de morte, luto e tristeza - ainda cultivado entre os ocidentais, à alegria e o avivamento advindos do ato de socorrer um inimigo, amontoando “brasas de fogo sobre a cabeça”.

Reconheço a dificuldade de agir conforme ensina o texto, uma vez que, dar de comer e beber a um inimigo declarado não é uma tarefa fácil. Somente o Espírito Santo pode, milagrosamente, nos impelir a agir dessa maneira.

Paz!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário