Paz de Cristo. Grossos/RN,

_________Versículo para Meditar_________

QUATRO EXTREMIDADES DA CRUZ

As quatro dimensões insondáveis do amor de Cristo
(Bíblia Shedd, pg. 1658)
Comentado por Marcos Bizerra

Quando se pretende erguer uma cruz, devem-se considerar as quatro dimensões para que ela esteja de pé. Aqui, faremos um paralelo entre essas dimensões materializadas, comparando-as com a espiritualidade dos atos praticados por Cristo decorrente da sua obra reconciliadora (entre nós e Deus), celebrada na cruz e no calvário.

1.       LARGURA:
  • Abrange todos indistintamente, pois Deus não faz distinção entre pobre ou rico, branco ou negro, brasileiro ou asiático, etc. "E disse-lhes: de por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura" (Mc. 16.15).
 2.       COMPRIMENTO:
  • Abrange todos os tempos (desde o início dos tempos até os dias de hoje). "Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em caridade" (Ef. 1.4).
         "O Senhor não retarda ia sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para convosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se" (2 Pe. 3.9).

3.       ALTURA:
  • Estendeu-se até ao céu para trazer o Filho amado esvaziando de sua majestade, tornando-se homem igual a nós. "Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus. Mas aniquilou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte,  morte de cruz" (Fp. 2.6-8).
  • Para onde também nos levará: "Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim.  Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito, pois vou preparar-vos lugar.  E, se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez e vos levarei para mim mesmo, para que, donde eu estiver, estejais vós também" (Jo. 14.13).

4.       PROFUNDIDADE:
  • Suportou sofrimento infinito para resolver o problema dos nossos pecados sem nenhuma reclamação. "Levando ele mesmo em seu corpo aos nossos pecados sobre o madeiro, para que, mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados" (1 Pe. 2.24).

Medite então em todas essas circunstâncias que Jesus enfrentou por amor a todos nós e a partir de agora nos voltemos para Ele de todo coração.
Paz de Cristo.