Por Marcos Bizerra
Pode parecer estranha essa pergunta, mas ainda é muito pertinente. Antes de tecermos quaisquer comentários acerca do tema, devemos fazer a advertência que abre todas as exortações, elogios e repreensões de Jesus as sete igrejas da Ásia que representavam e ainda representam a plenitude da Noiva do Cordeiro nos tempos passados, presente e futuro: CONHEÇO AS TUAS OBRAS.
Com isso, o Senhor está ratificando conhecer as motivações do nosso coração.
A quem sirvo? Para quem trabalho? Com que me alegro? Façamos essa reflexão: servimos, trabalhamos e nos alegramos na obra de Deus ou simplesmente na defesa da denominação a qual estamos afiliados? Ver as pessoas sendo transformadas e a igreja crescendo tem o mesmo peso quando acontece em outra denominação ou ao invés de nos alegrarmos nos enciumamos? Sem querer criar polêmica, espero que ao final desse artigo entendamos a sutiliza dessa diferença.
O QUE SÃO OS SETE CASTIÇAIS?
João abre o capítulo 2 do livro de Apocalipse com essa afirmação: “Escreve ao anjo da igreja que está em Éfeso: Isto diz aquele que tem na sua destra as sete estrelas, que anda no meio dos sete castiçais de ouro” (Apocalipse 2:1). Anteriormente, no capítulo 1º (versículo 20) para que não pairasse nenhuma dúvida quanto a interpretação, está devidamente esclarecido que as estrelas são os anjos (que alguns entendem ser hodiernamente os pastores) e os castiçais, nesse contexto específico, representa inequivocamente as igrejas existentes na época, e profeticamente as que nasceram fruto dessa obra missionária. Então, Jesus é Aquele que caminha no meio da igreja.
QUE SIMBOLISMO HÁ NA POSSE DAS CHAVES? (Ap. 3.7- 13)
Uma das igrejas mais avivadas contemporâneas ao ministério do apóstolo João era a situada em Filadélfia. Filadélfia traduzido do grego significa “amor fraternal”. Dela O Senhor Jesus fala:
Conheço as tuas obras;
Mesmo com pouca força não negastes o Meu Nome;
Aqueles que pregam heresias reconhecerão o amor que tenho por ti;
Vocês serão guardados da hora da tentação.
Porém intencionalmente, a afirmativa mais importante deixamos para comentar por último:
“E ao anjo da igreja que está em Filadélfia escreve: Isto diz o que é santo, o que é verdadeiro, o que tem a chave de Davi; o que abre, e ninguém fecha; e fecha, e ninguém abre”
Ora, quem “abre e fecha e fecha e abre” é o dono da chave. O dono da chave é o dono da casa, portanto, por analogia Jesus sendo dono da igreja de Filadélfia não precisa de permissão para entrar.
EIS QUE ESTOU A PORTA (Ap. 3. 14 – 22)
Comumente utilizamos esse texto na hora do apelo como se Cristo não estivesse se referindo a igreja. Mas vejamos: em oposição a igreja de Filadélfia está Laodicéia (traduzido por alguns como “julgamento do povo” ou similarmente como “democracia”). Diferentemente de Filadélfia, muitas repreensões e conselhos são dados por Jesus:
Diziam: “Estou rico e abastado e não preciso de coisa alguma”.
Conselho divino: “tu és infeliz, sim, miserável, pobre, aconselho-te que de mim compres ouro refinado pelo fogo para te enriqueceres. És cego, aconselho-te que de mim compres colírio para ungires os olhos, a fim de que vejas. És nu, Aconselho-te que de mim compres vestiduras brancas para te vestires, a fim de que não seja manifesta a vergonha da tua nudez.
Igualmente, deixei para comentar a afirmativa mais importante no final: “Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo” (Apocalipse 3:20).
E agora, quem tem as chaves? Quem é o dono da igreja? Não mais o Senhor Jesus uma vez que diferentemente de Filadélfia Ele está do lado de fora, esperando que o “novo dono” abra a porta e O permita entrar. Você sabe o que põe Jesus fora da igreja? Muitas coisas, mas principalmente a soberba - “Estou rico e abastado e não preciso de coisa alguma”.
Muitas igrejas agem como se o Reino de Deus precisasse delas e não o contrário e assim, seus líderes se reúnem em conselhos (a lei da democracia) e subvertem os princípios e prioridades do evangelho: usos e costumes passam a ser mais importante que preceitos bíblicos, fidelidade a igreja visível como único preceito em detrimento a igreja universal dos salvos em todo mundo, o desejo de ser grande se impõe a servidão e serviço inclusive demonstrado pelo próprio Cristo aqui na terra...
Ainda há tempo: Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu PRIMEIRO AMOR. Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres. (Apocalipse 2:4 - 5). Essa advertência vale para nossas igrejas, mas principalmente para cada um de nós que deseja vencer.
“Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono” (Apocalipse 3:21)