Paz de Cristo. Grossos/RN,

_________Versículo para Meditar_________

MÉTODOS DE ENSINO DE JESUS: Uma reflexão para nós – professores e alunos

Por Marcos Bizerra



Os atributos divinos chamados de incomunicáveis que são inerentes e intrínsecos as Pessoas da Trindade Santa (imutabilidade, eternidade, onipotência, onipresença e onisciência) permitiu Jesus ser um personagem histórico muito a frente de seu tempo.

No que se refere a  pedagogia, compará-la com quaisquer outros métodos seria no mínimo uma infantilidade. Nenhum outro personagem exerceu tamanha influência nos destinos da humanidade, pois, a maior diferença na sua forma de ensinar é que as transformações advindas dos seus ensinamentos vêm de dentro para fora. É uma verdadeira revolução de conceitos, paradigmas, costumes, etc. brotando do interior do homem. Jesus cura antes do corpo a alma, e somente Ele tem essa capacidade, pois, como vemos escrito na carta aos Hebreus (4.12):

“Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração”.

Das muitas formas de ensinar utilizadas pelo Mestre, destacaremos algumas que consideramos mais importantes:
1. Parábolas: são estórias extraídas dos acontecimentos da vida diária, e por isso para compreendê-las muitas vezes, precisamos conhecer o contexto em que fora citada.
Exemplos:
  • Da drácma (moeda) perdida (Lc.15.8-10): devemos considerar que naquela sociedade a mulher não trabalhava para obter salário. Daí a importância de encontrar a  moeda perdida para prover suas necessidades;
  • Do filho pródigo (Lc.15.11-32): aqui a demonstração de importância do filho mais novo, pois os judeus davam excessivo valor ao primogênito. Jesus estava demonstrando amor e preocupação por todos indistintamente.
2. Declarações curtas: servem para fixar certas verdades na mente dos ouvintes. São aprendidas muito rapidamente sem demandar esforços excessivos.
Exemplo.
  • "Sede prudentes como as serpentes e simples como as pombas” (Mt.10.16)
  • “Quem achar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a sua vida, por amor de mim, achá-la-á.”. (Mt.10.39)
  • “Quem crê em Mim, ainda que esteja morto viverá”. (Jó.11.25)
3. Lições objetivas: Jesus lançava mão de objetos familiares para ensinar verdades espirituais.
Exemplo:
  • Fez sentar uma pequena criança em meio aos discípulos para ensinar humildade. (Mt.18.1-6)
  • Mostrou a grandeza no gesto da viúva depositando suas duas únicas moedas como oferta no templo em contraste com aqueles que depositavam grandes quantias, mas era uma ínfima parte do que eles tinham. (Lc.21.1-4)

4. Perguntas: consistia em elaborar questionamentos ou respostas que faziam as pessoas pensarem.
Exemplo:
  • “Que dará o homem em recompensa da sua alma?” (Mt.16.26)
  • “Pois que é mais fácil dizer, perdoados te são os teus pecados ou levanta e anda?” (Mt.9.25)
  • “Mas vós que dizeis que eu sou?” (Mc.8.29)Resposta de Tomé: “Senhor não sabemos para onde vais, como podemos saber o caminho?Eu sou o caminho, a verdade e a vida e ninguém vem ao Pai senão por mim.” (Jo.14.4-6)
São métodos testados e aprovados que nem mesmo o tempo ou complexidades da evolução social, econômica ou histórica conseguiram torná-los ultrapassados. Estão absolutamente em voga e continuam fazendo discípulos para o Reino.

Usemo-los como inspiração.
Paz de Cristo.

Fonte de Pesquisa: Instituto Cristão Internacional – Curso de Teologia I.