Paz de Cristo. Grossos/RN,

_________Versículo para Meditar_________

A Bíblia como Palavra de Deus já previa o crime de sequestro?

A Bíblia já previa os sequestros?
(Por Marcos Bizerra)
Sabemos que um dos crimes mais praticados hodiernamente é o sequestro, que inclusive já progrediu a categoria de “relâmpagos”, de "falso sequestro". Na nossa língua pátria, seqüestrar é tomar (os bens de outrem) e pô-los em sequestro. Encerrar ou enclausurar ilegalmente; isolar.
O Código Penal (Artigo 148) define-o como crime e seus autores podem ser penalizados com sentenças severas, em alguns casos não podendo ser beneficiados com progressão no regime prisional, cumprindo suas sentenças em regime integralmente fechado. É o que ocorre com o crime de extorsão mediante seqüestro. O primeiro seqüestro ocorrido no Brasil deu-se no final da década de 60 e a vitima foi o Cônsul dos EUA.
Mas e a Bíblia já previa situações tais como estas?
Sim! Quando Paulo, apóstolo dos gentios está instruindo seu jovem discípulo Timóteo, adverte-o que deva andar em obediência a lei de Deus e a lei dos homens.
Vejamos:
Na epístola de 1 Timóteo, capítulo  1 e versículo 9, Paulo adverte:  “Sabendo isto, que a lei não é feita para o justo, mas para os injustos...” Ou seja, a lei existe para punir os infratores e não os que andam em obediência. Mas e a questão do seqüestro? Com relação a esse delito especificamente assim está escrito no verso seguinte: PARA OS ROUBADORES DE HOMENS (v. 10). Ora, roubar  um bem material também é considerado sequestro, mas o apóstolo está falando precisamente em roubar outro homem, ou seja, sequestrar, privando alguém do seu inalienável direito de ir e vir.
Dessa forma, mesmo sendo um crime praticado nos tempos de hoje, a palavra de Deus já previa há quase dois mil anos atrás que aconteceria.
Essa é a riqueza do único Livro sobre a face da Terra escrito durante um período de 1500 anos, por 40 pessoas em contextos históricos diferentes, com grau de instrução diferente, com mais diversas profissões, mas que não apresenta nenhuma contradição no que se refere à instrução doutrinária. Por quê?
Simples. Por que foi inspirada pelo Espírito Santo em todo tempo, cumprindo um plano traçado por Jeová. "Toda escritura é inspirada por Deus..." (2 Tim. 3:16)
“Porque a profecia nunca foi produzida pela vontade do homem, mas os homens falaram da parte de Deus conforme eram movidos por espírito santo”.  (2 Pedro 1:21).

Paz de Cristo.

CURIOSIDADES

A Estrela de Davi é um dos símbolos mais conhecidos no mundo e tem um profundo significado profético. Este símbolo é assim chamado porque segundo a tradição judaica os guerreiros do rei Davi usavam este símbolo em seus escudos.
Vejamos agora o significado deste símbolo:
Primeiro triângulo com a ponta para cima:
Deus, homem e povo (Deus, indivíduos e coletividade)
Segundo triângulo com a ponta para baixo:
Criação, redenção e revelação (passado, presente e futuro).

Veja que bela revelação está contida neste símbolo: Deus com seu poder cria o homem, que consequentemente se torna um povo.
A Criação foi à primeira manifestação de Deus, que se mostrou ao homem através da revelação que é progressiva, até que possa acontecer a redenção final do homem! O detalhe: tudo isso nos fala do passado (a criação), do presente (a revelação em andamento) e do futuro (a nossa redenção que acontecerá em Cristo).
A Maguen David é um tradicional símbolo judaico. A estrela é composta por dois triângulos, um com a ponta para cima, outro para baixo. Um deles aponta para tudo que é espiritual e santo. O outro aponta para baixo, para tudo que é terreno e secular. Ao levar uma vida de Torá e mitzvot, o Judeu luta para unir o mundo espiritual ao terreno, o sagrado e o secular.
Agora veja: as duas estrelas estão entrelaçadas! Isso significa que Deus, o homem, a história, tudo está entrelaçado entre si!
Com isso nós vemos que Deus nos fala através dos símbolos. A riqueza da revelação é muito grande e não passa com o tempo!

Bandeira de Israel
Em 1948, depois de quase 2000 de exílio, o Estado de Israel foi restabelecido como o Lar Nacional Judaico. A nova bandeira foi apresentada na ONU em 1949. A bandeira é símbolo do orgulho do retorno da Nação Judaica ao seu lar.
As faixas azuis acima e abaixo da Maguen David nos lembram o talit. Quando vemos a bandeira de Israel, nos lembramos da fé e das orações de muitas gerações de judeus que esperaram o retorno ao seu Lar.

A lenda nos diz que David, rei de Israel, enfeitava seu escudo com a estrela de seis pontas, por isso a estrela é chamada Maguen David.
Fonte: Bíblia Shammah 3.

No período neotestamentário a Palavra de Deus foi pregada a algum personagem negro especificamente? Confira!

Demais respostas do 1º Desafio Bíblico:
2. Qual personagem evangelizou um funcionário etíope?
Resposta: FILIPE.
Esse episódio nós mostra como Deus não faz acepção de pessoas.
Quando da visita da rainha Candece a Jerusalém, esta levara consigo o chefe dos mordomos e administrador dos tesouros da realeza. Esse homem era da Etiópia, portanto, de pele negra, o que para Deus não o fazia diferente dos demais que necessitam conhecer a Cristo como único e suficiente salvador. O evangelista Filipe, movido pelo Espírito Santo prega, o faz discípulo e o batiza logo em seguida.
Gostaria de te convidar a ler essa bela passagem que se encontra em Atos dos Apóstolos, capítulo 8, dos versículos 26 ao 40. Separe esse tempo para meditar um pouco na Palavra de Deus. 
Se você ainda não tem uma Bíblia, temos um link abaixo "Bíblia Online". Acesse e confira.

3. Quem era o pai de Saul?
Resposta: Quis (1 Samuel 9.3)

4. Paulo tinha irmã? Prove...  
Resposta: (Atos 23:16) - E o filho da IRMÃ de Paulo, tendo ouvido acerca desta cilada, foi, e entrou na fortaleza, e o anunciou a Paulo.

CLIQUE NO BANNER ACIMA E PARTICIPE DO NOVO DESAFIO BÍBLICO