Paz de Cristo. Grossos/RN,

_________Versículo para Meditar_________

Você gostaria de saber o dia em que irá morrer?


Por Marcos Bizerra
Quando Deus disse para Adão que se ele O desobedecesse certamente morreria (Gênesis 2.17), Adão aceitou por fé, pois, a morte ainda seria um fato inédito em todo o planeta.
Como não existia morte, nem mesmo os animais irracionais matavam para comer como afirma as Escrituras. Veja:
E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda a erva que dê semente, que está sobre a face de toda a terra; e toda a árvore, em que há fruto que dê semente, ser-vos-á para mantimento.
E a todo o animal da terra, e a toda a ave dos céus, e a todo o réptil da terra, em que há alma vivente, toda a erva verde será para mantimento; e assim foi. (Gênesis 1: 29, 30)
Percebeu a sutileza do texto: o homem comeria o fruto das árvores. Os outros animais (todos, sem exceção) a erva verde (capim) para mantimento.
O primeiro pecado cometido (o da desobediência) desencadeou uma série de eventos culminando com o fim do pacto adâmico. Em que pese o esforço feito pelo primeiro casal tentando cobrir sua nudez com folhas de figueira – como se os esforços humanos pudessem resolver o problema do pecado diante de Deus - a primeira morte física ocorreu quando o próprio Deus sacrifica um animal inocente para dele retirar a pele para assim cobrir a nudez de Adão e Eva que agora já lhes era visível (Gênesis 3,7, 21). Esse sacrifício de um inocente pelo pecado de outros já apontava para a morte de Cristo – o cordeiro inocente  morrendo pelos nossos pecados.
Como o primeiro pacto não mais vigorava, com Noé fez Deus uma nova aliança:
Tudo quanto se move, que é vivente, será para vosso mantimento; tudo vos tenho dado como a erva verde. (Gênesis 9:3)
Temos então uma situação diferente. Assim como as o fruto das árvores, tudo quando se move (os animais) passam a servir de alimento para o homem. Essa nova situação passa a vigorar em virtude da instituição da morte. Também, o tempo de vida dos homens na terra passam a ser de no máximo 120 anos (Gênesis 6.3) em contraste com a vida eterna firmado no primeiro pacto com Adão.
A premissa de matar outro animal é dada unicamente para necessária sobrevivência da espécie humana, e não para mera diversão como facilmente constatamos nos dias de hoje. Homens matam por puro prazer, subjugando outrem e dão pouquíssimo valor a criação e as criaturas de Deus.
Mas enfim, você sabe qual discípulo teve revelado por Jesus o dia em que iria morrer?
Se souber, responda no espaço abaixo.

Paz de Cristo.